Segurança de dados da Play Store

Última atualização: 30 de Abril de 2024

Privacidade e Segurança

A Google PlayStore solicita que o aplicativo disponibilizado compartilhe de forma clara quais as informações coletadas do usuário. Para atingir esse objetivo, cada aplicativo deve responder um formulário de segurança de dados sobre práticas de privacidade e segurança.

Todo desenvolvedor que tem um aplicativo publicado no Google Play precisa completar o formulário de Segurança dos dados. Isso inclui aplicativos em faixas internas, fechadas, abertas ou de testes de produção.

Importante

A partir de fevereiro de 2022 os usuários da Play Store tem acesso a seção "Segurança dos dados". Sendo assim, políticas de privacidade e os formulários de segurança dos dados são necessários para todas as atualizações dos aplicativos e submissões de novos aplicativos.

Requisitos

Suas respostas devem seguir a política de dados do usuário do Google Play e quaisquer regulamentos aplicáveis.

Você é inteiramente responsável por manter suas respostas precisas e atualizadas. Se suas práticas mudarem, lembre-se de atualizar as respostas no Google Play.

O que você precisa saber

Recomendamos que você revise as orientações do Google Play e envie o formulário de Segurança dos dados o mais rápido possível. Isso garante que você possa receber feedback e fazer alterações necessárias antes que um formulário rejeitado lhe impeça de publicar novas atualizações do aplicativo.

Para saber mais sobre as políticas de privacidade da Clearsale e as opiniões de usuários finais, confira a Política de Privacidade da Clearsale.

Coleta de dados

Para completar o formulário de Segurança dos dados, é necessário o conhecimento sobre os dados coletados pelo aplicativo como os de parceiros externos, incluindo o SDK do Fingerprint da Clearsale.

O SDK do Fingerprint da Clearsale é configurável, relação a que dados coletamos para você. Isso significa que você está escolhendo, em sua maioria, os dados que o SDK do Fingerprint da Clearsale pode acessar no seu aplicativo baseado em como você configurou e implementou o código do SDK.

Formulário Play Store

Ao enviar seu aplicativo para aprovação, será requisitado o preenchimento de um formulário pela Google Play Store que deverá ser respondido conforme a indicado nesta documentação.

O levantamento das informações adicionais e respostas diferente das indicadas são de total responsabilidade do usuário.

Recomendamos que você revise as orientações do Google Play e envie o formulário de Segurança dos dados o mais rápido possível. Isso garante que você possa receber feedback e fazer alterações necessárias antes que um formulário rejeitado lhe impeça de publicar novas atualizações do aplicativo.

Coleta por tipo de dados

A tabela a seguir lista os diferentes tipos de dados e indica quais deles são coletados pelo SDK do Fingerprint da Clearsale por padrão. No entanto, lembre-se de compará-los com sua configuração específica do SDK do Fingerprint da Clearsale e com as práticas de coleta de dados do seu aplicativo para confirmar se suas respostas estão corretas.

Por exemplo: O SDK do Fingerprint da Clearsale NÃO coleta "Informações pessoais" por padrão. No entanto, se seu aplicativo coletar endereços de e-mail dos usuários (ou qualquer outro tipo de informações pessoais) e enviar esses dados para o SDK do Fingerprint da Clearsale usando parâmetros personalizados, então você deve responder a esse campo no formulário como Sim. Isso ocorre porque o SDK do Fingerprint da Clearsale estará coletando informações pessoais que você envia para o seu aplicativo em específico, incluindo se o endereço de e-mail estiver codificado.

Na tabela abaixo, você pode ver quais dados o SDK do Fingerprint da Clearsale coleta ou não por padrão. Em instâncias em que os tipos de dados estão marcados como "Sim" ou "Opcional", você pode ver exatamente como o SDK lida com esses dados nos itens abaixo.

Tipo de dados

Categoria Tipo de dado Descrição Proposito Coletado pelo SDK?
Local Local aproximado É a localização física do usuário ou do dispositivo em uma área maior ou igual a três quilômetros quadrados, como a cidade em que ele está ou a localização fornecida pela permissão ACCESS_COARSE_LOCATION do Android. prevenção de fraudes Sim, Opcional
Local exato É a localização física do usuário ou do dispositivo em uma área inferior a três quilômetros quadrados, como a localização fornecida pela permissão ACCESS_FINE_LOCATION do Android. prevenção de fraudes Sim, Opcional
Informações pessoais Nome É como um usuário se refere a si mesmo (nome, sobrenome ou apelido). Não
Endereço de e-mail É o endereço de e-mail do usuário. Não
IDs de usuários São os identificadores relacionados a uma pessoa específica. Por exemplo: ID, número ou nome da conta.  Não
Endereço É o endereço do usuário, como um endereço residencial ou de correspondência. Não
Número de telefone É o número de telefone do usuário. Não
Raça e etnia São informações sobre raça ou etnia do usuário. Não
Posicionamento político ou crenças religiosas São informações sobre crenças religiosas ou posicionamento político do usuário. Não
Orientação sexual São informações sobre a orientação sexual de um usuário. Não
Outras informações Qualquer outra informação pessoal, como data de nascimento, identidade de gênero, status de veterano etc. Não
Informações financeiras Informações de pagamento do usuário São informações financeiras do usuário, como número do cartão de crédito. Não
Histórico de compras São informações sobre compras ou transações feitas pelo usuário. Não
Pontuação de crédito São informações sobre o score de crédito de um usuário. Não
Outras informações financeiras São outras informações financeiras, como salários ou dívidas dos usuários. Não
Saúde e fitness Informações sobre saúde São informações sobre a saúde do usuário, como histórico médico ou sintomas. Não
Informações sobre condicionamento físico São informações sobre o condicionamento físico do usuário, como quais exercícios ou atividades físicas ele pratica. Não
Mensagens E-mails São os e-mails de um usuário, incluindo o assunto, o remetente, destinatários e o conteúdo do e-mail. Não
SMS ou MMS São as mensagens de texto de um usuário, incluindo o remetente, destinatários e o conteúdo da mensagem. Não
Outras mensagens no app São quaisquer outros tipos de mensagem. Por exemplo, mensagens instantâneas ou conteúdo de chats. Não
Fotos e vídeos Fotos São as fotos do usuário. Não
Vídeos São os vídeos do usuário. Não
Arquivos de áudio Gravações de voz ou som É a voz do usuário, como um correio de voz ou uma gravação de som. Não
Arquivos de música São os arquivos de música do usuário. Não
Outros arquivos de áudio É qualquer outro arquivo de áudio criado ou fornecido pelo usuário. Não
Arquivos e documentos Arquivos e documentos São os arquivos ou documentos do usuário ou informações relacionadas a eles, como nomes de arquivos. Não
Agenda Eventos da agenda São informações da agenda do usuário, como eventos, observações de eventos e convidados. Não
Contatos Contatos São informações sobre os contatos do usuário. Por exemplo: nomes, histórico de mensagens e dados de gráficos sociais, como nomes de usuários, tempo para retorno e frequência do contato, duração da interação e histórico de chamadas. Não
Atividade em apps Interações no app São informações sobre como o usuário interage com o app. Por exemplo: o número de vezes que ele acessa uma página ou as seções em que ele toca. Não
Histórico de pesquisa no app São informações sobre como o usuário usou a pesquisa no app. Não
Apps instalados São informações sobre os apps instalados no dispositivo do usuário. prevenção de fraudes Sim, Opcional
Outro conteúdo gerado pelo usuário Inclui qualquer outro conteúdo gerado pelo usuário não listado aqui nem nas outras seções. Por exemplo: biografias de usuários, anotações ou respostas abertas. Não
Outras ações São quaisquer outras atividades do usuário ou ações no app não listadas aqui, como sessões de jogo, curtidas e opções de caixas de diálogo. Não
Navegação na Web Histórico de navegação na Web São informações sobre sites que o usuário visitou. Não
Informações e desempenho do app Registros de falhas São os dados de registros de falhas do app. Por exemplo, o número de vezes que o app falhou, stack traces ou outras informações diretamente relacionadas a uma falha. Análise Sim
Diagnóstico São informações sobre o desempenho do app. Por exemplo: duração da bateria, tempo de carregamento, latência, taxa de quadros ou qualquer diagnóstico técnico. prevenção de fraudes Sim
Outros dados de desempenho do app Inclui qualquer outro dado de desempenho do app não listado aqui. Não
Identificadores do dispositivo e outros Identificadores do dispositivo e outros São identificadores que se relacionam a um dispositivo, navegador ou app específico. Por exemplo: números de IMEI, endereços MAC, IDs do dispositivo do Widevine, IDs de instalação do Firebase ou identificadores de publicidade. prevenção de fraudes Sim