A Google PlayStore solicita que o aplicativo disponibilizado compartilhe de forma clara quais as informações coletadas do usuário. Para atingir esse objetivo, cada aplicativo deve responder um formulário de segurança de dados sobre práticas de privacidade e segurança.
Todo desenvolvedor que tem um aplicativo publicado no Google Play precisa completar o formulário de Segurança dos dados. Isso inclui aplicativos em faixas internas, fechadas, abertas ou de testes de produção.
A partir de fevereiro de 2022 os usuários da Play Store tem acesso a seção "Segurança dos dados". Sendo assim, políticas de privacidade e os formulários de segurança dos dados são necessários para todas as atualizações dos aplicativos e submissões de novos aplicativos.
Suas respostas devem seguir a política de dados do usuário do Google Play e quaisquer regulamentos aplicáveis.
Você é inteiramente responsável por manter suas respostas precisas e atualizadas. Se suas práticas mudarem, lembre-se de atualizar as respostas no Google Play.
Recomendamos que você revise as orientações do Google Play e envie o formulário de Segurança dos dados o mais rápido possível. Isso garante que você possa receber feedback e fazer alterações necessárias antes que um formulário rejeitado lhe impeça de publicar novas atualizações do aplicativo.
Para saber mais sobre as políticas de privacidade da Clearsale e as opiniões de usuários finais, confira a Política de Privacidade da Clearsale.
Para completar o formulário de Segurança dos dados, é necessário o conhecimento sobre os dados coletados pelo aplicativo como os de parceiros externos, incluindo o SDK do Fingerprint da Clearsale.
O SDK do Fingerprint da Clearsale é configurável, relação a que dados coletamos para você. Isso significa que você está escolhendo, em sua maioria, os dados que o SDK do Fingerprint da Clearsale pode acessar no seu aplicativo baseado em como você configurou e implementou o código do SDK.
Ao enviar seu aplicativo para aprovação, será requisitado o preenchimento de um formulário pela Google Play Store que deverá ser respondido conforme a indicado nesta documentação.
O levantamento das informações adicionais e respostas diferente das indicadas são de total responsabilidade do usuário.
Recomendamos que você revise as orientações do Google Play e envie o formulário de Segurança dos dados o mais rápido possível. Isso garante que você possa receber feedback e fazer alterações necessárias antes que um formulário rejeitado lhe impeça de publicar novas atualizações do aplicativo.
A tabela a seguir lista os diferentes tipos de dados e indica quais deles são coletados pelo SDK do Fingerprint da Clearsale por padrão. No entanto, lembre-se de compará-los com sua configuração específica do SDK do Fingerprint da Clearsale e com as práticas de coleta de dados do seu aplicativo para confirmar se suas respostas estão corretas.
Por exemplo: O SDK do Fingerprint da Clearsale NÃO coleta "Informações pessoais" por padrão. No entanto, se seu aplicativo coletar endereços de e-mail dos usuários (ou qualquer outro tipo de informações pessoais) e enviar esses dados para o SDK do Fingerprint da Clearsale usando parâmetros personalizados, então você deve responder a esse campo no formulário como Sim. Isso ocorre porque o SDK do Fingerprint da Clearsale estará coletando informações pessoais que você envia para o seu aplicativo em específico, incluindo se o endereço de e-mail estiver codificado.
Na tabela abaixo, você pode ver quais dados o SDK do Fingerprint da Clearsale coleta ou não por padrão. Em instâncias em que os tipos de dados estão marcados como "Sim" ou "Opcional", você pode ver exatamente como o SDK lida com esses dados nos itens abaixo.
Categoria | Tipo de dado | Descrição | Proposito | Coletado pelo SDK? | |
---|---|---|---|---|---|
Local | Local aproximado | É a localização física do usuário ou do dispositivo em uma área maior ou igual a três quilômetros quadrados, como a cidade em que ele está ou a localização fornecida pela permissão ACCESS_COARSE_LOCATION do Android. | prevenção de fraudes | Sim, Opcional | |
Local exato | É a localização física do usuário ou do dispositivo em uma área inferior a três quilômetros quadrados, como a localização fornecida pela permissão ACCESS_FINE_LOCATION do Android. | prevenção de fraudes | Sim, Opcional | ||
Informações pessoais | Nome | É como um usuário se refere a si mesmo (nome, sobrenome ou apelido). | Não | ||
Endereço de e-mail | É o endereço de e-mail do usuário. | Não | |||
IDs de usuários | São os identificadores relacionados a uma pessoa específica. Por exemplo: ID, número ou nome da conta. | Não | |||
Endereço | É o endereço do usuário, como um endereço residencial ou de correspondência. | Não | |||
Número de telefone | É o número de telefone do usuário. | Não | |||
Raça e etnia | São informações sobre raça ou etnia do usuário. | Não | |||
Posicionamento político ou crenças religiosas | São informações sobre crenças religiosas ou posicionamento político do usuário. | Não | |||
Orientação sexual | São informações sobre a orientação sexual de um usuário. | Não | |||
Outras informações | Qualquer outra informação pessoal, como data de nascimento, identidade de gênero, status de veterano etc. | Não | |||
Informações financeiras | Informações de pagamento do usuário | São informações financeiras do usuário, como número do cartão de crédito. | Não | ||
Histórico de compras | São informações sobre compras ou transações feitas pelo usuário. | Não | |||
Pontuação de crédito | São informações sobre o score de crédito de um usuário. | Não | |||
Outras informações financeiras | São outras informações financeiras, como salários ou dívidas dos usuários. | Não | |||
Saúde e fitness | Informações sobre saúde | São informações sobre a saúde do usuário, como histórico médico ou sintomas. | Não | ||
Informações sobre condicionamento físico | São informações sobre o condicionamento físico do usuário, como quais exercícios ou atividades físicas ele pratica. | Não | |||
Mensagens | E-mails | São os e-mails de um usuário, incluindo o assunto, o remetente, destinatários e o conteúdo do e-mail. | Não | ||
SMS ou MMS | São as mensagens de texto de um usuário, incluindo o remetente, destinatários e o conteúdo da mensagem. | Não | |||
Outras mensagens no app | São quaisquer outros tipos de mensagem. Por exemplo, mensagens instantâneas ou conteúdo de chats. | Não | |||
Fotos e vídeos | Fotos | São as fotos do usuário. | Não | ||
Vídeos | São os vídeos do usuário. | Não | |||
Arquivos de áudio | Gravações de voz ou som | É a voz do usuário, como um correio de voz ou uma gravação de som. | Não | ||
Arquivos de música | São os arquivos de música do usuário. | Não | |||
Outros arquivos de áudio | É qualquer outro arquivo de áudio criado ou fornecido pelo usuário. | Não | |||
Arquivos e documentos | Arquivos e documentos | São os arquivos ou documentos do usuário ou informações relacionadas a eles, como nomes de arquivos. | Não | ||
Agenda | Eventos da agenda | São informações da agenda do usuário, como eventos, observações de eventos e convidados. | Não | ||
Contatos | Contatos | São informações sobre os contatos do usuário. Por exemplo: nomes, histórico de mensagens e dados de gráficos sociais, como nomes de usuários, tempo para retorno e frequência do contato, duração da interação e histórico de chamadas. | Não | ||
Atividade em apps | Interações no app | São informações sobre como o usuário interage com o app. Por exemplo: o número de vezes que ele acessa uma página ou as seções em que ele toca. | Não | ||
Histórico de pesquisa no app | São informações sobre como o usuário usou a pesquisa no app. | Não | |||
Apps instalados | São informações sobre os apps instalados no dispositivo do usuário. | prevenção de fraudes | Sim, Opcional | ||
Outro conteúdo gerado pelo usuário | Inclui qualquer outro conteúdo gerado pelo usuário não listado aqui nem nas outras seções. Por exemplo: biografias de usuários, anotações ou respostas abertas. | Não | |||
Outras ações | São quaisquer outras atividades do usuário ou ações no app não listadas aqui, como sessões de jogo, curtidas e opções de caixas de diálogo. | Não | |||
Navegação na Web | Histórico de navegação na Web | São informações sobre sites que o usuário visitou. | Não | ||
Informações e desempenho do app | Registros de falhas | São os dados de registros de falhas do app. Por exemplo, o número de vezes que o app falhou, stack traces ou outras informações diretamente relacionadas a uma falha. | Análise | Sim | |
Diagnóstico | São informações sobre o desempenho do app. Por exemplo: duração da bateria, tempo de carregamento, latência, taxa de quadros ou qualquer diagnóstico técnico. | prevenção de fraudes | Sim | ||
Outros dados de desempenho do app | Inclui qualquer outro dado de desempenho do app não listado aqui. | Não | |||
Identificadores do dispositivo e outros | Identificadores do dispositivo e outros | São identificadores que se relacionam a um dispositivo, navegador ou app específico. Por exemplo: números de IMEI, endereços MAC, IDs do dispositivo do Widevine, IDs de instalação do Firebase ou identificadores de publicidade. | prevenção de fraudes | Sim |