Nesta seção, explicaremos como implementar o plugin Magento 2 em sua plataforma conforme o produto contratado.
Instalação do Magento 2.2.0 ou superior.
Instalar o plugin conforme o produto contratado (Realtime decision).
Clique aqui para fazer o download do arquivo de instalação do plugin.
Basta descompactar o conteúdo zipado do módulo dentro da pasta do projeto.
Para ter certeza de que o Magento está reconhecendo o módulo, vá ao terminal na pasta do seu projeto e rode o comando:
bin/magento module:status
Para habilitar o módulo, os seguintes comandos devem ser executados no terminal:
php bin/magento module:enable Clearsale_Base Clearsale_Fingerprint Clearsale_Mapper Clearsale_Profiler Clearsale_RealTimeDecision --clear-static-content
php bin/magento setup:upgrade
O módulo do Magento 2 para os produto Realtime é composto por 5 sub-módulos. São eles:
Base
Profiler
RealTime Decision
Fingerprint
Mapper
Juntos esses sub-módulos fazem a integração completa do produto Clearsale bem como as ferramentas complementares para a prevenção de fraude em sua loja.
Para acessar as configurações você poderá acessar: Lojas -> Configuração -> Clearsale -> Base
Ambiente: Ambiente em que irá atuar o projeto (Homologação/Produção).
Usuário Clearsale: Campo para inserir o usuário da API Clearsale.
Senha Clearsale: Campo para inserir a senha da API Clearsale.
Atributo CPF/CNPJ: Campo para mapear qual atributo do Magento é utilizado para informar o CPF/CNPJ do cliente.
Log das comunicações com API?: Habilita ou não o registro de logs (Recomendável habilitar).
Atributo de rua: Campo para mapear qual campo é utilizado para informar a Rua do endereço em seu checkout.
Atributo de número: Campo para mapear qual campo é utilizado para informar o Número do endereço em seu checkout.
Atributo de bairro: Campo para mapear qual campo é utilizado para informar o Bairro do endereço em seu checkout.
Atributos de complemento: Campo para mapear qual campo é utilizado para informar o Complemento do endereço em seu checkout.
Forma de pagamento por cartão de crédito: Campo para mapear quais meios de pagamento da loja correspondem com Cartão de Crédito.
Forma de pagamento por cartão de débito: Campo para mapear quais meios de pagamento da loja correspondem com Cartão de Débito.
Forma de pagamento por paypal: Campo para mapear quais meios de pagamento da loja correspondem com PayPal.
Forma de pagamento por transferência bancária: Campo para mapear quais meios de pagamento da loja correspondem com Transferência Bancária.
Forma de pagamento por boleto: Campo para mapear quais meios de pagamento da loja correspondem com Boleto Bancário.
Forma de pagamento por depósito bancário: Campo para mapear quais meios de pagamento da loja correspondem com Depósito Bancário.
O módulo do Profiler é responsável pelo envio dos eventos realizados na conta do usuário na loja como criação e alteração dos dados do cadastro, login/logout e reset de senha.
Habilitar módulo?: Habilita ou não o funcionamento do Profiler (não impede o funcionamento do módulo Realtime Decision).
Habilitar módulo?: Habilita ou não o módulo Clearsale RealTime Decision.
Quantidade de pedidos para criação em massa (usado pelo cron): Campo para definir a quantidade de pedidos que serão enviados para análise da Clearsale a cada execução da Cron.
Status permitidos para criação do pedido: Campo para escolher quais status de pedido do Magento serão permitidos a serem enviados para análise.
Status do pedido durante análise: Campo para escolher qual será o status do pedido do Magento quando ele está em análise na Clearsale.
Status do pedido após aprovação: Campo para escolher qual será o status do pedido do Magento após a aprovação por parte da Clearsale.
Status do pedido após aprovação manual: Campo para escolher qual será o status do pedido do Magento após a aprovação manual.
Status do pedido reprovação: Campo para escolher qual será o status do pedido do Magento após a reprovação por parte da Clearsale.
Métodos de pagamento permitidos para a criação do pedido: Campo para selecionar quais serão as formas de pagamento dos pedidos que irão ser enviados para a análise da Clearsale.
Frequência: Campo para mudar a frequência de execução da Cron de envio dos pedidos para a análise da Clearsale (Padrão: a cada 1 minuto).
O módulo do fingerprint é responsável por identificar e detectar o dispositivo que está sendo utilizado para realizar a compra na loja.
Google Tag Manager: Campo para ativar caso você tenha o Google Tag Manager em sua loja.
Nome do App: Campo para preencher com o “App Name”, que é fornecido pela Clearsale.
O módulo do Mapper é responsável por mapear o comportamento de navegação do usuário nas páginas da loja.
App code: Campo para preencher com o “App Code”, que é fornecido pela Clearsale.
Sempre que ocorrer alteração no status de um pedido, o Webhook da Clearsale irá enviar uma notificação para um URL.
Essa configuração funciona da seguinte forma:
URL_DA_LOJA + /clearsale_rtd/webhook/index
Exemplo:
http://sitedaloja.com.br/clearsale_rtd/webhook/index
Encaminhe essa URL para a equipe de integração através do e-mail integracao@clear.sale para que essa URL seja configurada na base da Clearsale.
Na tela dos pedidos existem 2 abas, uma delas é responsável pela marcação de chargeback de um pedido já integrado e aprovado na Clearsale.
Exemplo:
A outra aba da tela de pedidos se refere a atualização de status de pagamento.
Caso em sua regra de negócio o processamento do pagamento ocorrer depois do envio do pedido e decisão da Clearsale, é possível que você nos informe qual foi a finalização do mesmo através deste serviço.